8.7.12

Woody, meu fellini americano




Um diretor como Woody Allen não tem filmes melhores ou piores, mas filmes que agregam em uma carreira. Sabia que eu ia me encantar com To Rome With Love, mesmo com tantas críticas desforáveis ao filme. Na verdade a minha única decepção foi com o papel de Penelópe Cruz, que poderia ser desempenhado por qualquer atriz, mas Penélope é sempre um chamariz, uma espanhola em Roma...  Adorei os molhos de tomate,  o pastelão, o excelente papel da esposa no filme desempenhado por Judy Davis como a psicanalista que ironiza Woody, as tiradas de efeito, o imbroglio da comédia, Roberto Begnini como um clown!
Pensei muito nas blogueiras nesse filme, especialmente na cena onde a mulher de Roberto Begnini vai para um red carpet romano com um vestido barato e meia desfiada, mas acaba virando noticiário e  eleita glamurosa pelos paparazzi e a mídia que têm o poder de transformar a notícia como querem .
 Woody saca muito bem que os ricos e famosos são mais felizes ( e  leia-se o excelente artigo no Estado hoje de Ron Siegel, recomendo:) .  Saca bem também que não se sabe dizer porque os famosos são famosos. Simplesmente são. Os eleitos. Difícil mesmo é ser famoso para sempre.

                              Alec baldwin, um fantasma hamletiano no filme 




Essa é a imagem que ficou gravada em mim no filme de Woody: a ópera, os clowns, os pagliacci ( gênios inteligentes como Begnini , Allen e Fellini:). O rigoletto.  Roma não é só um cartão postal, fontes, coliseus ou vaticanos, pennis e rigattonis, paparazzi al pesto , mas a cidade que atraiu Freud . Freud não gostava especialmente de música ou ópera, mas Roma foi uma atração fatal. Woody é o mais freudiano dos diretores americanos. O que tenta passar em seus filmes cada vez mais bem elaborados em têrmos de roteiros, é que ser engraçado é patético, e ser patético é ser engraçado. O humor como ingrediente é o nosso ato falho. Nele podemos escorregar à vontade/  

                                   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...