14.7.14

a saga maeght

lançamento 2014 na França


            
                                            


A SAGA MAEGHT conta muito sobre os 50 anos da Fondation Maeght em Saint Paul de Vence, mas também sobre a dissolução de um império e de uma dinastia do mundo das artes.
Yoyo MAEGHT escreve sobre a sua família extraordinária  e sobre seu avô, Aimé Maeght, marchand, colecionador e mecenas, devoto total de arte moderna e contemporânea. Como litógrafo, trabalhou com os pintores Bonnard e Matisse , que o influenciaram para abrir sua galeria em Paris em 1945 , expondo obras de Léger, Chagall, e muitos outros famosos. Foi amigo de Sartre e René Char, e em 1964 criou a Fundação Maeght em Saint Paul de Vence, um dos lugares mais charmosos do mundo que já visitei.  
Yoyo semrpre viveu em vernissages e recentemente foi protagonista de um grande escândalo com sua irmã Isabelle que a acusou de roubar o seu computador . Depois da morte do patriarca, do amado Aimé, desculpem meu jogo de palavras, toda a família se dissolveu .
Estou lendo uma recente entrevista com Yoyo, que admite ter começado o livro como um legado da arte de seu avô, mas terminou fofocando sobre todas as suas discussões com sua família, em particular com seu pai Adrian, com quem trabalhou na impressora da fundação.                                                                        


No comments:

Post a Comment