23.4.13

Betty M



 “ANTES de ter que me curar do apego a você, foi preciso te engendrar, e não foi fácil. A concepção se impôs quando o seu pai expressou o desejo de ter um filho. Ouvi e estranhei. No dia seguinte, me ocorreu que eu não me lembrava da canção de ninar da mãe e não saberia o que cantar para a criança. Disse exatamente isso a Lacan, que respondeu: “Para o filho, você inventa uma canção nova”. Falou e suspendeu a sessão.
Achei a resposta bonita, porém saí sem entender. Por que o corte tão abrupto? O que Lacan queria que eu percebesse? Só na rua, depois da sessão, entendi que não é preciso fazer o que a mãe fez. Agora, escrevendo para você, entendo que a mãe não deve se servir de nenhuma outra como modelo. Cada filho sendo único, a mãe terá que ser única também. Isso significa que ela só aprende a ser mãe, sendo – aprende com o filho.”




tive o prazer de conhecer Betty Milan no espaço cult na vila madalena, espaço que recomendo, onde vários eventos legais estão se realizando. Em entrevista emocionante com a historiadora Mary del Priore, foi dito que Betty é pioneira em livro autobiográfico feminino no Brasil sobre assunto como sexo, por exemplo. Ser mãe sem culpa, ou também nem ser mãe. O papel das novas famílias, a paixão da analista por Lacan. A confissão de uma mãe a seu filho sobre um pecado que não acha certo dizer que cometeu, uma  carta, não um e-mail,  uma carta que fica, que perdura, um livro-revelação que tem que ser contido mas também contado. HD



BETTY COM A HISTORIADORA MARY DEL PRIORE E A JORNALISTA LILIANE ORAGGIO.  O NOVO PAPEL DA MULHER NÃO É SÓ SER GENITORA. YES!  


FOTOGRAFEI A CORAJOSA DONA ROSA, TODA PROSA E MIMOSA NA PRIMEIRA FILA. A MÃE DE BETTY . AOS 97 ANOS É TEMA DE UM DOCUMENTÁRIO FEITO PELO NETO. UMA SUPER MÃE LIBANESA, COM CERTEZA, APESAR DE  BETTY TER BRINCADO QUE SEMPRE FOI FIXADA NA MÃE JUDIA DE WOODY ALLEN, hehehhhe, adoro 




A ATRIZ BÁRBARA RIETHE DECLAMA COM BRIO UM TRECHO DE CARTA AO FILHO. O BLOG DA HEDDY RECOMENDA O LIVRO PARA UM BELO PRESENTE DE DIA DAS MÃES. 29 REAIS, EDITORA RECORD.  DE LEITURA FÁCIL AO MESMO TEMPO QUE ENGAJADORA, A MENSAGEM É CLARA:  NINGUÉM ENSINA A SER MÃE!   

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...