11.10.12

O cético




Michel Onfray está no Fronteiras do Pensamento dando palestra . Muito polêmico, ele odeia Elizabeth Roudinesco, odeia Freud e diz que ainda vai escrever o verdadeiro livro sobre a psicanálise. Vamos conferir? Atualizarei nesse post, afinal nosso blog também fala de hedonismo, não ?
                             
Mulheres, digam-me : porque os intelectuais franceses são mais charmosos do que outros, nunca vejo eles com gravatas, apenas um blazer e camisa aberta, cabelos semi-grisalhos, óculos, é claro. Nem sei se são tão adeptos da moda como os italianos ou ingleses, mas são definitivamente seguros de si.   




 Ok , friends, a sala Julio Prestes esteve prestes a desabar dia 10 do 10 com Onfray destruindo os alicerces da psicanálise. Para Onfray, Freud é uma fraude.




o idealizador do Fronteiras do Pensamento, parabéns




Eu disse para Onfray no final da brilhante exposição que ele era um conquistador. Concordar com filósofos que não gostam de psicanálise é pessoal, cabe a cada um. Mas a filosofia ensina que todos têm direito a expor suas idéias. Hoje lembrei muito das minhas dissertações de filosofia no Liceu Francês, adorava. Onfray lançou um livro recentemente sobre Camus, é muito criticado pela imprensa francesa, psicanalistas em geral, como a maravilhosa( amo de paixão:) Elizabeth Roudinesco.
Mas Onfray é um grande criador e fomentador de idéias, já que movimenta há 10 anos uma universidade gratuita, em Caen, na França. Recomendo muito um dos seus livros , a Razão Gulosa, onde ele compara a leveza do champanhe ao borbulhar do desejo. Haha, amo o hedonismo, viver bem, não é o máximo?


                                     

2 comments:

  1. Anonymous10/17/2012

    HeddyD e hedonismo tudo a ver!
    Ainda não li o Onfray, mas concordo com ele quando compara a leveza do champanhe ao borbulhar do desejo...

    Bjs, C

    ReplyDelete