3.10.12

Convites de outubro




já estou com o meu exemplar na mão, pronto para ser autografado na quinta. Primoroso, o livro Álbum de Retratos, Photographias Brazileiras (a grafia é essa mesma:) é uma co-autoria de José Emilio Gerodetti e Luciana Garbin, e será lançado dia 4 de outubro na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. 
O tema é fascinante, pois somos todos amantes de fotografias, de referenciais históricos, e esse álbum é digno de figurar em bibliotecas, escolas e museus, pois abrange o período entre 1880 e 1950, época em que retratos brasileiros tinham esse charme especial que o instagram hoje quer até resgatar, o que acho ótimo!
Mais de 1000 fotografias divididas em temas mostram anônimos em ocasiões especiais, como casamentos, passeios , carnavais. Muitas  foram feitas em estúdios dos raros profissionais existentes na época, onde os fotografados geralmente tinham que posar sérios e comedidos. 
Adorei especialmente as fotopinturas de bebês e crianças, envoltas em laçarotes e vestidos brancos, os semblantes meditativos, idealizadas como anjinhos.
Para amantes de história de moda, como eu, um registro de época, uma belle époque, onde uma única fotografia já era um tesouro.
Um capítulo especial, o de Santos, me faz sonhar com o "beachwear" antigo.



Tudo muito romântico, muito sensível, uma coletânea para se guardar com carinho, um convite para fazermos nosso próprio álbum, não só nos celulares ou computadores, mas um que possamos manusear.  
  
HEDDYD 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Post

Jeans, cut it

Continuam na moda os jeans cada vez mais cortados e rasgados , são peças constantes nesse verão