18.3.12

L´INVITATION



 que tal curtir esse livro, que fala sobre l´art de vivre francês? 
Na França , se recebe muitíssimo bem. Aparentemente, se recebe não por prazer, mas pelos interesses da nação. Chefes de estado do mundo inteiro são acolhidos com o luxo e requinte típico da elegante etiqueta francesa , que quer e sabe como impressionar estrangeiros com seus vinhos e pratos . A logística é perfeita, os menus presidenciais são elaborados por Jean-Maurice Sacré. 
O que é mesmo um menu? uma descrição, uma imagem poética de pratos e vinhos. O convidado não poderá escolher, como em um restaurante, mas começará a ter água na boca assim que abrir o folheto explicativo. Me pergunto,  quantas vezes o convidado tem que fingir que gosta e saber como fazer de conta que adora, 
 O menu é um documento histórico e grava momentos políticos excepcionais . Pensem bem, chers amis, que eles influenciam alianças, guerras e paz.
Muitas vezes o menu é todo baseado nos países de origem dos convidados ( se for japonês, não sei, rola temaki ?:)

Adoraria participar de uma degustação no Elysée, mas por enquanto, sonho com o livro. E claro, com um dessert de profiterolles à la mousseline de chocolat (invenção minha:).

                                          

2 comments:

  1. Sandra Yedid3/18/2012

    Miam, miam!!!!
    Me deu água na boca!
    Bjsssssssssssssss
    San

    ReplyDelete
  2. feliz da primeira dama francesa, que nunca engorda, heureusement

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...