16.12.13

Hanif e Peter





Dos arquivos do blog da heddy, uma homenagem especial ao ator Peter O' Toole, que se foi . Esse foi o ultimo filme que vi com ele, Venus, baseado em obra teatral de Hanif Kureishi, um de meus autores favoritos.  Peter O' Toole é um desses atores que melhor fez do cinema um teatro, a carga dramática que impregnou em todos os seus personagens vai deixar uma lacuna. Em Venus, há muito de psicanálise, um homem mais velho cheio de desejo sexual por uma adolescente, em busca daquilo que todos precisamos para nos sentir vivos /WATCH TRAILER VENUS 





  
TENHO ALGO A TE DIZER, de Hanif Kureishi, da ótima Cia das Letras,  é um livro que recomendo.

Trechos:

"Sou psicanalista, em outras palavras um leitor de mentes e signos.
 Por vezes me chamam de picareta, curandeiro, arrombador de portas, devasso, charlatão e vigarista.

Final de tarde, o último paciente sumiu na noite, tendo se empenhado em deixar comigo seu fardo. Minha irmã me encorajara a cobrar mais dos pacientes ricos, de modo a atender outros por preços menores. Eu acredito na eficácia da conversa, um estilo freudiano contemporâneo de ampliar a capacidade do paciente para o prazer, pela redução da inibição.
 Por anos espantei mulheres com meu hábito de escutar. Muitas se cansavam disso e falavam até serem arrasadas pelo esforço de tentar encontrar as palavras. Uma me disse: vc me tirou tudo, sinto-me totalmente roubada! 

 Análise é no mínimo um exercício sobre a desilusão
‎ 
Na verdade, sou droga e cura. Não que muitas pessoas desejem ser curadas. Pacientes são artistas inconscientes de seu próprio sofrimento, e o que eles chamam de sintoma , é de fato , sua vida, e é bom que a adorem!" 

9 comments:

  1. wilson-seramigo2/28/2012

    Adorei, Heddy, vc ter trazido pra cá seus "amores" com os livros partilhando c/ a gente.
    Amei o que li: do autor psicanalista - assunto que tbém me é apaixonante - e do que vc escreveu.
    Minha 2ª ficou mais sábia.
    bjus

    ReplyDelete
  2. merci cher ami, sempre sei qdo vc está curtindo, hehehehe

    ReplyDelete
  3. mas hoje é segunda?????????????

    ReplyDelete
  4. I´m sorry; retornando de um dolce fr niente por Charlotte (USA) pode explicar a troca da 3ª pela 2ª; mas vc e seus textos são sábios para qualquer dia e estação do ano. Então...estaremos "nosoiando & curtindo" por aqui.

    ReplyDelete
  5. hanif estará na flip

    ReplyDelete
  6. Anonymous7/04/2012

    Adorei seu post, Heddy, não conhecia esse autor!
    Bjs psy

    C

    ReplyDelete
  7. Sandra Yedid7/09/2012

    Oi He,
    Eu de novo... AMEI a dica do livro; já anotei pra comprar. Será mais um a ser empilhado na minha mesinha de cabeceira que, segundo o Isaac é uma zorra total!!! Oba!! De vezem quando, Bagunça é bom e eu gosto...
    Bjãoooooo
    San

    ReplyDelete