16.12.13

Hanif e Peter





Dos arquivos do blog da heddy, uma homenagem especial ao ator Peter O' Toole, que se foi . Esse foi o ultimo filme que vi com ele, Venus, baseado em obra teatral de Hanif Kureishi, um de meus autores favoritos.  Peter O' Toole é um desses atores que melhor fez do cinema um teatro, a carga dramática que impregnou em todos os seus personagens vai deixar uma lacuna. Em Venus, há muito de psicanálise, um homem mais velho cheio de desejo sexual por uma adolescente, em busca daquilo que todos precisamos para nos sentir vivos /WATCH TRAILER VENUS 



 Love you Peter, for ever  




  
TENHO ALGO A TE DIZER, de Hanif Kureishi, da ótima Cia das Letras,  é um livro que recomendo.
Uma dica: o autor fala de um psicanalista, sendo que ele mesmo é  um swinging pop psi!
Também  foi roteirista de Stephen Frears em várias ocasiões, e eu amo Frears.

Trechos:

"Sou psicanalista, em outras palavras um leitor de mentes e signos.
 Por vezes me chamam de picareta, curandeiro, arrombador de portas, devasso, charlatão e vigarista.

Final de tarde, o último paciente sumiu na noite, tendo se empenhado em deixar comigo seu fardo. Minha irmã me encorajara a cobrar mais dos pacientes ricos, de modo a atender outros por preços menores. Eu acredito na eficácia da conversa, um estilo freudiano contemporâneo de ampliar a capacidade do paciente para o prazer, pela redução da inibição.
 Por anos espantei mulheres com meu hábito de escutar. Muitas se cansavam disso e falavam até serem arrasadas pelo esforço de tentar encontrar as palavras. Uma me disse: vc me tirou tudo, sinto-me totalmente roubada! 

 Análise é no mínimo um exercício sobre a desilusão
‎ 
Na verdade, sou droga e cura. Não que muitas pessoas desejem ser curadas. Pacientes são artistas inconscientes de seu próprio sofrimento, e o que eles chamam de sintoma , é de fato , sua vida, e é bom que a adorem!" 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...